Emanuel M. Milanez

Diretor técnico | Cardiologista

CRM 8851 | RQE 5256

Endereço

Rua Antônio de Lucca, 165

sala 01, Ed. Vitalle

Pio Corrêa - 88.811-503

Criciúma - SC

(48) 3433-2102

(48) 3463-2554

MAPA
Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

O que é a MAPA?
 

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que tem por objetivo medir, durante 24 horas, a pressão arterial e a frequência cardíaca durante o período de atividade normal e durante suas horas de sono.



Para que serve?
 

Seu objetivo é auxiliar o médico no diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, síndrome do avental branco, assim como para o acompanhamento de evolução e resposta ao tratamento a medicamentos.



Duração aproximada do exame:

24 horas.



Como é realizado?
 

O exame é realizado mediante a colocação de um manguito (braçadeira utilizada para a medida da pressão arterial) no braço do paciente, ligado a um aparelho eletrônico, o qual verificará automaticamente a pressão arterial e a frequência cardíaca a cada 15 minutos durante o dia e a cada 30 minutos durante a noite, em média. Os dados obtidos são registrados pelo aparelho para posterior leitura e interpretação dos dados.
Atenção: caso o aparelho pare de aferir a pressão por um intervalo maior que o pré-determinado, entrar em contato com a clínica.



Depois do exame:
 

Em virtude da colocação e das diversas medições de pressão durante às 24 horas, é normal ocorrer irritação na pele do braço. Esta irritação deve desaparecer em dois ou três dias.



Necessidade de repetição do exame:
 

Tendo em vista que o aparelho medidor da pressão ficará acoplado durante 24 horas, diversos são os fatores que podem impedir uma correta coleta dos resultados. Dentre estes fatores podemos citar a movimentação do paciente, que pode ocasionar o deslocamento do manguito no braço, bem como a própria movimentação do braço no momento da medição. Para que o exame seja considerado eficiente, é necessário que ocorra no mínimo 80 medições válidas. Assim, se este índice não for alcançado, o exame deverá ser refeito. Neste caso, você será contatado por nossa clínica para remarcá-lo, sem qualquer despesa adicional.



Preparo para o exame:
 

- Realizar refeição leve antes do exame;
- Tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame;
- Estar com a pele limpa e não usar óleo ou creme corporal no dia do exame;
- Vir com uma blusa ou camisa mais larga;
- Trazer um cinto para adaptar o aparelho ao corpo.