Emanuel M. Milanez

Diretor técnico | Cardiologista

CRM 8851 | RQE 5256

Endereço

Rua Antônio de Lucca, 165

sala 01, Ed. Vitalle

Pio Corrêa - 88.811-503

Criciúma - SC

(48) 3433-2102

(48) 3463-2554

Holter
Eletrocardiografia dinâmica

O que é o Holter?
 

O Holter 24 horas ou Eletrocardiografia Dinâmica, é um exame que tem por objetivo verificar a atividade elétrica e o ritmo cardíaco por 24 horas, durante a atividade normal do paciente e durante suas horas de sono. 
 


Para que serve?
 

Seu objetivo é auxiliar o médico na pesquisa de distúrbios do ritmo cardíaco.
 


Duração aproximada do exame:
 

24 horas.
 


Como é realizado?
 

O exame é realizado mediante a colocação de eletrodos no peito do paciente que captam a atividade cardíaca e transferem os dados obtidos para um chip. Ao mesmo tempo o paciente descreverá em um formulário todas as sensações e sintomas observados durante o exame.
Atenção: Para eliminar interferências e captar melhor os batimentos cardíacos, é necessária a depilação do peito do paciente no local de colocação dos eletrodos.

 


Conduta do paciente:
 

O paciente deve manter sua atividade normal durante o dia em que estiver realizando o exame, sem nenhuma alteração de sua rotina. O gravador utilizado para o exame não sofre quaisquer interferências de outros aparelhos eletrônicos de modo que o paciente pode usá-los ou deles se aproximar sem qualquer restrição. 
 

Depois do exame:
 

Em virtude da limpeza realizada no local da colocação dos eletrodos, é normal que na presença, por dois ou três dias, uma mancha vermelha.
Se persistir essa mancha, pode ter ocorrido uma reação alérgica, porém, demorará alguns dias a mais para desaparecer. 



Necessidade de repetição do exame:

 

Eventualmente, no momento da leitura dos dados registrados, poderá ser verificada a necessidade da repetição do exame. Como o gravador deve permanecer ligado ao peito durante 24 horas, fatores como suor excessivo ou movimentos violentos podem afetar a fixação dos eletrodos ou o funcionamento do aparelho, impossibilitando a correta transmissão dos dados. Nesse caso, você será contatado pela clínica para remarcá-lo, sem qualquer despesa adicional. 
Cuide bem do aparelho, pois se ele cair ou sofrer algum dano, seu exame poderá ser interrompido e consequentemente, terá que ser refeito.

 


Contraindicação:
 

Não há.
 


Preparo:
 

- Tomar banho antes do comparecimento a clínica.
- Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento.
- É fundamental, em caso de pacientes portadores de marcapasso, trazer a carteirinha de identificação do marcapasso para cópia das informações. A falta destas informações prejudica ou mesmo impede a análise e interpretação do exame.