Emanuel M. Milanez

Diretor técnico | Cardiologista

CRM 8851 | RQE 5256

Endereço

Rua Antônio de Lucca, 165

sala 01, Ed. Vitalle

Pio Corrêa - 88.811-503

Criciúma - SC

(48) 3433-2102

(48) 3463-2554

Valorize a vida, pare agora!

17 Feb 2017


Os dados a seguir são alarmantes, mas a pior notícia é que mesmo sendo considerada uma das principais causas de mortalidade evitável no mundo, o tabagismo ainda é visto por muitas pessoas como algo inofensivo.

 

A Organização Mundial da Saúde estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. O principal componente é a nicotina, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) droga psicoativa que causa dependência. Ela também aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos e aceleram a frequência cardíaca, causando hipertensão arterial.

 

O tabagismo está relacionado com mais de 50 doenças sendo o responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, o tabaco também tem relação com a impotência sexual e infertilidade masculina, segundo estudos, prejudica a mobilidade do espermatozóide. O fumante passivo, também corre riscos, sete não fumantes morrem por dia. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto. Se você fuma e deseja parar, fale com seu médico, ele poderá ajudá-lo a abandonar este hábito.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
Categoria

Tabagismo: Você pode vencê-lo!

12 Jul 2016

1/2
Please reload

Destaques
Procurar por tags
Mais recentes
Please reload

Redes Sociais
Please reload