Menos sódio, mais saúde



Você é daqueles que gosta de comida extremamente salgada, utiliza temperos prontos ou adora fast food? CUIDADO!


Uma dieta com baixo teor de sódio ajuda no tratamento de Hipertensão Arterial Sistêmica e melhora a saúde cardiovascular, então evite consumir alimentos que possuem muito sódio. O ideal é consumir 5 gramas por dia, o que corresponde a 1 colher de chá.


Uma dica importante é ler a tabela de informações nutricionais que está na embalagem dos alimentos, evitar enlatados, comidas industrializadas e conservas. Você também pode substituir os temperos e caldos prontos por temperos naturais como cebola, salsinha, alecrim, manjericão, orégano, alho e legumes.


Alimentos que são doces ao nosso paladar, engam, a goiabada, por exemplo, também possui uma grande quantidade de sódio. Confira algumas dicas que ajudam a diminuir o teor de sódio na sua alimentação:


Azeitona em conserva


A água da conserva é salgada para manter o produto em bom estado. Após abrir é aconselhável retirar as azeitonas, lavá-las com água potável e somente depois as consumir.


Macarrão instantâneo


Tem alto teor de sódio na composição. Experimente não usar o saquinho de tempero pronto que acompanha o produto. Prefira substituir por alho, cebola picada e temperos verdes.


Molho de tomate


Contém alto teor de sódio, principalmente pelos conservantes. Se não for substitui-lo, opte pelas versões com “baixo teor de sódio” ou “sódio reduzido”. Leia o rótulo com atenção.


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Emanuel M. Milanez

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