top of page

Prevenção da obesidade para adultos

Primeiramente é importante ressaltarmos que uma pessoa é considerada obesa, quando o IMC, Índice de Massa Corporal, é maior que 30kg/m2. A obesidade é um dos fatores predominantes para explicar o aumento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, anormalidade do colesterol, diabetes tipo 2, osteoartrites e alguns tipos de câncer.


A sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda sete ações para a prevenção da obesidade.


- Mantenha-se ativo: a maneira mais indicada para prevenir a obesidade, é mudar o seu estilo de vida. Caminhe o máximo que puder, troque o elevador pelas escadas, se for possível, caminhe até o trabalho. São ações simples que fazem a diferença. Além disso, você pode correr, nadar, pedalar, jogar futebol ou fazer exercícios de musculação, o que importa é não ficar parado.


- Alimente-se de maneira saudável: a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) recomenda que uma pessoa consuma em media 2.000 calorias por dia, distribuídas em alimentos tais como lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes. Você pode tentar adaptar sua alimentação para cumprir estes requisitos, será uma das maneiras mais eficazes de prevenir a obesidade.


- Controle o seu peso: é importante nos pesarmos uma vez por semana para controlarmos o peso.


- Beba água: muitas vezes, as pessoas confundem a desidratação com os sinais de fome. É recomendável bebermos de oito a dez copos d’água por dia. A água limpa e desintoxica todas as impurezas do organismo.


- Realize um check up médico pelo menos uma vez por ano: ao detectar qualquer complicação mais cedo, o médico poderá tratá-la rapidamente, sem maiores consequências.


- Mantenha a comida gordurosa fora de sua alimentação: pode ser muito difícil cumprir essa tarefa, mas você pode substituir essa comida por outros alimentos saborosos, porém, saudáveis.


- Coma apenas quando sentir fome: Estudos afirmam que as pessoas naturalmente magras são assim porque comem apenas quando sentem fome. Comer apenas quando nosso corpo nos indica a necessidade, é uma boa maneira de prevenir a obesidade.

166 visualizações
bottom of page