Emanuel M. Milanez

Diretor técnico | Cardiologista

CRM 8851 | RQE 5256

Endereço

Rua Antônio de Lucca, 165

sala 01, Ed. Vitalle

Pio Corrêa - 88.811-503

Criciúma - SC

(48) 3433-2102

(48) 3463-2554

Atividade física na terceira idade

21 Jun 2016

 

O Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de idosos (pessoas com 60 anos ou mais), o que representa 8,6% da população total do País. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de mortalidade nesta faixa etária, com mais de 37% do número de mortes. As mais comuns são derrame, infarto e hipertensão arterial. 

A atividade física reduz o risco de doenças crônicas, ajuda a manter o peso ideal, melhora o estado de alerta mental, o equilíbrio, melhora o humor e a disposição para as atividades diárias.

A caminhada é uma atividade de baixa carga que auxilia a atingir uma boa condição de saúde. Trata-sede um exercício aeróbico com efeitos salutares para o coração, além de ser uma atividade barata e agradável para a maioria das pessoas. Veja que interessante: andar rapidamente meia hora cinco dias por semana reduz o risco de infarto do miocárdio em 14%. Se for uma hora, 20% de redução. Procurar subir e descer escadas ao invés de usar o elevador também protege contra doenças. Se forem 32 lances de escada por semana o risco de doenças do coração diminui em 28%. 

Exercícios de força como a musculação também trazem benefícios importantes: fortalece a musculatura, pois nesta idade observa-se uma perda da massa muscular, fortalece os ossos, reduz o risco de quedas e de suas complicações, caso elas venham a acontecer.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/DERC) recomenda “menos tempo na frente da televisão e do computador e muito mais minutos destinados ao exercício físico”. Procure realizar atividades como caminhar ou andar de bicicleta, regular e rapidamente, pelo menos 30 minutos, de preferência todos os dias, ou pelo menos cinco dias na semana, e faça exercícios de fortalecimento muscular.

Dicas:
- Realize uma avaliação médica para iniciar suas atividades físicas;
- Se durante o exercício ou mesmo fora dele começar a sentir dor ou desconforto no peito, palpitações, tonturas, falta de ar e cansaço, mesmo nos esforços leves, interrompa os exercícios e consulte o médico. Ele irá orientá-lo se deverá ou não continuá-los ou se terá que aguardar até concluir a investigação do seu caso;
- Aumente a ingestão de alimentos como peixes, legumes, verduras e frutas;
- Evite comidas gordurosas de origem animal e o excesso de sal e doces;
- Dance e pratique hidroginástica, são também outras duas formas adicionais ou alternativas de se manter ativo; 
- Respeite o seu limite, não fique ofegante, ou seja, a intensidade ideal é aquela em que você pode conversar ainda com conforto; 
- Sempre comece devagar e vá andando cada vez mais depressa até a sua velocidade ideal e, no final, reduza a intensidade também progressivamente; 
- Beba sempre pequenos e frequentes goles de água antes, durante e após o exercício.
 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
Categoria

Tabagismo: Você pode vencê-lo!

12 Jul 2016

1/2
Please reload

Destaques
Procurar por tags
Mais recentes
Please reload

Redes Sociais