Emanuel M. Milanez

Diretor técnico | Cardiologista

CRM 8851 | RQE 5256

Endereço

Rua Antônio de Lucca, 165

sala 01, Ed. Vitalle

Pio Corrêa - 88.811-503

Criciúma - SC

(48) 3433-2102

(48) 3463-2554

A Corrida traz benefícios a saúde?

21 Jun 2016

 

Um estudo recente com mais de 50.000 indivíduos avaliou o impacto na vida das pessoas, sendo que estas não tinham diagnóstico de doença cardíaca, diabetes ou câncer.

A prática da corrida foi relacionada com uma redução de 19% na mortalidade por todas as causas, comparado com indivíduos que não corriam. 

Quanto à velocidade da corrida, aqueles que corriam em 9 a 11 km/hora apresentaram uma redução de mortalidade total de 21 e 27%, comparado com uma redução não significativa de 7% naqueles que corriam a mais de 13 km/hora.

Quanto à distância corrida, aqueles que corriam entre 16 e 24 km por semana apresentaram redução de risco de 27%, e aqueles que corriam 32 km e 40km por semana apresentaram um redução não significativa de 10 e 5%.

Em relação a frequência, quem corria 2 a 5 vezes por semana apresentaram benefício mais significativo que aqueles que corriam 6-7 vezes por semana.

Assim, podemos notar um padrão de curva em U no impacto da corrida sobre redução da mortalidade, de acordo com a quantidade de quilômetros corridos por semana, ou seja, o risco de morte é maior nos extremos (entre os que correm menos e entre os que correm mais quilômetros semanais). Estes achados reforçam a ideia de que a prática desta atividade traz benefícios à saúde, sendo que pessoas que treinam para esportes competitivos como maratona ou triathlon não o fazem para saúde, mas sim para atingir algum outro objetivo (competitivo, financeiro, etc).

Se você quiser correr para saúde, corra com moderação.

Fonte: American College of Sports Medicine. 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
Categoria

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Destaques
Procurar por tags
Mais recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Redes Sociais
Please reload